O mês de novembro é marcado pelo movimento Novembro Azul. Divulgado mundialmente, ele reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por mais que seja voltada para os homens, as mulheres também têm um papel fundamental nessa campanha.
Afinal, elas podem desempenham a função de alertar amigos, namorados, maridos e outros parentes sobre o problema. As mulheres tomam decisões, influenciam e desenvolvem suas famílias com muito amor e carinho. Por isso, é fundamental que elas encorajem os homens a fazerem os exames para detecção precoce do câncer de próstata.
Ainda há muito preconceito, por parte deles, com o exame de toque. Por outro lado, a ida ao médico se faz necessária, mesmo que não haja nenhum sintoma aparente da doença. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
As mulheres também podem incentivar os homens a adquirirem hábitos benéficos para a saúde. Eles podem ajudar a evitar o câncer de próstata e outros tipos de doença. Praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação saudável, com pouca gordura e açúcar, e evitar o consumo de álcool são algumas das medidas para levar uma vida mais saudável.
Deixe um comentário