• Home
  • Entrevistas
  • Especiais
  • Dicas
  • Palavra da Dê
  • O que ninguém vê
  • Lookbook
  • Conte-me tudo
  • Home
  • Entrevistas
  • Especiais
  • Dicas
  • Palavra da Dê
  • O que ninguém vê
  • Lookbook
  • Conte-me tudo
Cuidado: o sol pode ser perigoso
25 de outubro de 2017

Pele bronzeada é a cara da sensualidade, mas é necessário protege-la neste verão

O verão chegando, as roupas ficando mais curtas, os ombros de fora. Claro que todo mundo quer mostrar aquela pele bronzeada, com a marca do biquíni aparente. Mas cuidado, sol demais é prejudicial. Hoje, no blog OQNV, você irá descobrir como proteger a sua pele dos perigos do sol para poder aproveitar tudo que essa época maravilhosa pode lhe oferecer, com recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Como já dizia Pedro Bial: “Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Usem o filtro solar! ”.

Quando começar a se proteger?

Ainda estamos na primavera, mas quem mora no Brasil sabe que a proteção ao sol deveria ser algo a se preocupar durante todo o ano. A incidência dos raios ultravioleta (UV) têm atingido níveis cada vez mais agressivos em todo o planeta.

O que é a radiação ultravioleta e por que ela é perigosa?

O índice UV é uma medida da intensidade da radiação ultravioleta (R-UV) incidente sobre a superfície da Terra. Os efeitos imediatos da exposição à radiação na pele humana são as queimaduras de pele, o bronzeamento e a produção de vitamina D. Já as de longo prazo, são câncer de pele, as manchas, sardas e o fotoenvelhecimento. A cada ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra 180 mil novos casos no Brasil, respondendo por 33% de todos os casos de câncer.

Como posso me proteger dos raios ultravioleta?

A forma mais eficiente de se proteger é usar filtro solar todos os dias e, pelas novas recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fator de proteção mínimo a ser usado é o 30 — pessoas de pele clara devem usar protetores com FPS 50, no mínimo. Ainda podemos usar roupas que protejam dos raios solares. Hoje em dia dispomos da tecnologia na confecção de tecidos especiais que bloqueiam até 98% dos raios solares. As barracas, usadas na praia, devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.

As pessoas também desconhecem o quanto os raios ultravioletas podem fazer mal para os olhos — causando catarata e outras lesões —, e isso pode ser evitado usando viseiras, bonés ou chapéus e óculos escuros com filtros UV. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda usar óculos com lentes que filtrem 100% dos raios UV. Nada de adquirir óculos sem saber a procedência, pois usar óculos sem o filtro de proteção causam um efeito reverso, ok? Vale a pena abrir o bolso para garantir a proteção dos olhos.

Dicas para passar o filtro solar

O protetor solar deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas — se houver transpiração excessiva ou se entrar na água, reaplique. Deve-se aplicar uma camada generosa do produto na pele, de modo uniforme e sem esquecer de áreas como orelhas, mãos, pés e pálpebras. Mesmo a pessoa com pele negra, que apresenta menor predisposição a queimaduras solares, não deve deixar de se cuidar. Pessoas de pele clara e ruivas exigem maior proteção! O filtro deve ser adequado para cada tipo de pele, evitando, assim oleosidade excessiva, alergias e acnes. Para as peles oleosas, os mais recomendados são géis e loções oil-free.

Lembre-se: crianças até seis meses não podem usar protetor solar, por isso o ideal é evitar sua exposição ao sol e protege-las com roupas de manga comprida e chapeuzinhos. Depois dessa idade, procure recomendação com pediatra ou dermatologista.

Dica da Sociedade Brasileira de Dermatologia: o uso de silicone nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia. É importante, também, proteger as cicatrizes e tatuagens, especialmente as mais recentes, que podem ficar escuras e desenvolver lesões se expostas ao sol.

Cuidados diários

As temperaturas mais quentes exigem hidratação. Beba muita água e abuse do suco de frutas natural e da água de coco. Se alimente de forma mais leve e mais saudável, com frutas, legumes, carnes grelhadas, fibras e evite os carboidratos. Alguns alimentos podem, inclusive, ajudar na proteção aos danos que o sol causa, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois são ricos em betacaroteno, que estimulam a produção de melanina. Use e abuse também do hidratante após o banho, para repor a água do corpo perdida na exposição solar.

A combinação de calor e umidade também favorece fungos e bactérias que desencadeiam doenças como as micoses, reações alérgicas a picadas de mosquitos e a dengue. Passe o repelente para se proteger dos mosquitos meia hora antes do protetor solar, caso vá ficar em áreas mais suscetíveis aos insetos, como gramados ou em viagens ao interior. Para evitar as micoses, fique longe da umidade e mantenha o corpo seco. Não permaneça com roupas molhadas e use tecidos que favoreçam a transpiração. Evite, também, compartilhar toalhas em clubes, praias e piscinas.  

 

O Que Ninguém Vê?

Uma recomendação da SBD que poucas pessoas sabem é que, da mesma forma como uma pessoa procura pela previsão do tempo para saber o que deve vestir pela manhã e se será necessário levar o guarda-chuva numa viagem, ela deve acessar o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para saber o índice ultravioleta (IUV) e tomar as medidas de proteção adequadas. O site do CPTEC/Inpe é o www.cptec.inpe.br

Agora que você já sabe o que deve fazer, chegou a hora de aproveitar o sol e o verão, bem longe dos vilões da pele. E sem moderação de filtro solar, hein. Estamos de olho!

 

OQNV

BiquiniCâncer de peleCuidadosdulorenExposição ao solFiltro solarFotoenvelhecimentoManchasModeração.Pele bronzeadaPerigosProteger contra o solRadiação ultravioletaRaios ultravioletasardasSensualidadeSolUVVerão
Share

Dicas

oqnv

Você também pode gostar de

Lingeries para esquentar os lençóis
11 de dezembro de 2019
Cuidado: seu relacionamento talvez não seja tão saudável assim
10 de dezembro de 2019
5 dicas para o dia a dia que ajudam a manter seu equilíbrio
9 de dezembro de 2019

Deixe um comentário


Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




© Copyright Duloren