Quem nunca teve suas expectativas quebradas? Você já esperou muito por algo e no final não foi nada como esperava? A maior parte das expectativas, porém, está relacionada a outras pessoas.
Isso acontece porque projetamos um modelo de relacionamento com nossos parceiros, pais, filhos, chefes e amigos, sempre esperando que essas pessoas supram nas nossas carências e necessidades internas. Quando isso não acontece, nos decepcionamos.
Separamos algumas dicas para te ajudar a lidar de melhor forma com suas expectativas.
Tenha equilíbrio
Criar expectativas, de maneira controlada, é saudável, porque ajuda a estarmos mais motivados. O problema maior é quando essa espera traz decepções e frustrações, são nesses casos que precisamos saber lidar.
Entender que as coisas podem não acontecer da forma que você espera é necessário. Pessoas e situações podem ser imprevisíveis, se você conseguir aceitá-las como são, pode ser o primeiro passo.
Sem ilusões
Quando nos forçamos a acreditar em algo que sabemos que tem chances de não acontecer, estamos nos iludindo. Por isso, ao percebemos a realidade, logo nos frustramos. Acreditar que alguém irá mudar por você, é um exemplo disso. Ou insistir em alguém que já te frustrou muitas vezes.
Menos futuro, mais presente
Muitas vezes ficamos muito concentrados no que ainda vai acontecer, sem nem mesmo nos preparamos da melhor forma para isso. Quando acontece, nos sentimos frustrados por não ter sido como esperávamos.
Às vezes, em uma entrevista de emprego você, por exemplo, pensa muito no resultado. Acha que já está empregado e por isso não consegue dar o seu melhor na hora da entrevista. Provavelmente você se decepcionará se o resultado não for como imaginava.
Reflita
Pense sobre os aspectos que você gostaria que o outro mudasse, quais sentimentos ele desperta em você e quais aspectos você precisa aceitar e perdoar. Algumas pessoas apresentam as mesmas limitações que você.
Conviver com isso pode ser terrivelmente doloroso, como se alguém estivesse cutucando sua ferida. Esteja atento se não é justamente isso que está acontecendo.
Entender que as pessoas são diferentes e que as imprevisibilidades da vida são inevitáveis é melhor caminho para se criar menos expectativas. Assim, entendemos que não controlamos as situações a nossa volta. Dessa forma, o que esperamos se torna mais próximo da realidade e as chances de se decepcionar no final, diminuem.
Deixe um comentário